Voltar
  • Fale conosco
  • Portal do aluno

Período de abstração e execução.

O Ensino Fundamental II é um período de grande transição. O currículo escolar sai de um mundo mais concreto trabalhado no Lower School e se volta ao desenvolvimento da capacidade de abstração, aplicação, protagonismo, colaboração, responsabilidade e ética.

O 6º ano é um período de novidades. Visando à construção da autonomia, nesse momento, os(as) alunos(as) passam a assumir a responsabilidade pelas informações e resolução de questões da sua rotina. Aprender como estudar e quando pedir ajuda faz parte desse processo de crescimento, e é tão importante quanto o que se aprende.

No 7º ano, os alunos já dominam o dia a dia das disciplinas e do segmento. Os conteúdos acadêmicos tornam-se mais complexos e interdisciplinares, demandando maior dedicação. Escola e famílias devem estar empenhadas no desenvolvimento do valor Respeito e na prevenção do bullying.

O 8º ano é o início do segundo ciclo do Fundamental II. Essa é uma série em que grandes amizades são nutridas e, juntos, escola e família são responsáveis por fomentar um ambiente em que o valor Bondade seja a base dessas amizades.

O 9º ano marca o final da transição para o Ensino Médio. Os valores Excelência e Responsabilidade são elevados ao máximo nessa série. Os alunos iniciam disciplinas específicas como Física e Química, passam a exercer mais constantemente seu poder de decisão sobre as matérias curriculares que desejam cursar, debatem temas mais complexos e começam a ter contato com opções de carreiras e universidades.

Rotina Pedagógica
Os alunos do 6º ao 9º ano têm uma rotina com diferentes disciplinas e professores. O seu dia de aula possui tempos de 45 a 50 minutos, ministrados em inglês ou em português, que são intercalados por intervalos de descanso e para alimentação.

Bilinguismo
No Fundamental II, a Escola trabalha o Inglês a partir de uma abordagem de Aprendizado Integrado de Conteúdo e Idioma, de forma que habilidades de conteúdo e de linguagem sejam desenvolvidas nas disciplinas lecionadas em inglês, seguindo padrões internacionais de qualidade para definição dos objetivos de linguagem.

LIV (Laboratório Inteligência de Vida)
No Fundamental II, além da maior cobrança em relação ao estudo formal, os alunos vivenciam um momento repleto de transformações físicas e emocionais, característicos da adolescência. Por isso, nessa fase, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável.
O currículo para essa faixa etária continua com o desenvolvimento emocional iniciado nas séries anteriores e o complementa com base em seis habilidades pessoais e interpessoais: perseverança, criatividade, pensamento crítico, proatividade, comunicação, e colaboração.

Creative Technology
Neste segmento, os alunos usam a tecnologia como um meio de expressar questões relevantes, definindo metas pessoais de aprendizagem e escolhendo as melhores ferramentas e recursos para alcançá-las, enquanto aplicam o processo de design para melhorar protótipos e construir soluções para problemas que afetam suas comunidades.

Fase em que se desenvolve o pensamento lógico-dedutivo, o raciocínio lógico, protagonismo, colaboração, responsabilidade, ética e criatividade