Objetivo

O Ensino Fundamental II é um período de grande transição. O currículo escolar sai de um mundo mais concreto trabalhado no Fundamental I e se volta ao desenvolvimento da capacidade de abstração e aplicação. Além disso, é um momento de desenvolver organização, protagonismo, colaboração e responsabilidade, além de uma ética mais sofisticada.

Os 6º e 7º anos são anos de novidades e adaptações com as disciplinas do novo segmento. Nesse momento, os(as) alunos(as) passam a assumir a responsabilidade pelas informações e resolução de questões da sua rotina. Aprender como estudar e quando pedir ajuda faz parte desse processo de crescimento, e é tão importante quanto o que se aprende. Escola e famílias devem estar empenhadas no desenvolvimento do valor Respeito e na prevenção do bullying.

Já os 8º e 9º anos são o segundo ciclo do Fundamental II. Nestas séries há uma formação de grandes amizades e, juntos, escola e família são responsáveis por fomentar um ambiente em que o valor Bondade seja a base dessas amizades. Além disso, os valores Excelência e Responsabilidade são elevados ao máximo.

currículo do fundamental II

Currículo

Fundamental II (6º - 9º ano)

Nosso currículo do Fundamental II (6º - 9º ano) se estrutura a partir da BNCC (Base Nacional Curriculuar Comum) para as matérias em português e segue o Project AERO para o ensino da língua inglesa.

As matérias nessa etapa incluem Português, Language Arts (Língua Inglesa), Matemática, Ciências, História, Geografia, LIV (inteligência socioemocional), Visual Arts, Creative Tech, Music, Drama, Physical Education, Sports (2023) e Public Speaking (2023).

TECNOLOGIA PARA EXPRESSAR QUESTÕES RELEVANTES

Creative Technology

Usar tecnologia para expressar questões relevantes

Neste segmento, os alunos usam a tecnologia como um meio de expressar questões relevantes, definindo metas pessoais de aprendizagem e escolhendo as melhores ferramentas e recursos para alcançá-las, enquanto aplicam o processo de design para melhorar protótipos e construir soluções para problemas que afetam suas comunidades.

Rotina Pedagógica

Os alunos do 6º ao 9º ano têm uma rotina com diferentes disciplinas e professores.
O seu dia de aula possui tempos de 55 minutos (e, ocasionalmente, de 30 minutos), ministrados em inglês ou em português, que são intercalados por intervalos de descanso e para alimentação.

LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE VIDA

LIV

Laboratório Inteligência de Vida

Além da maior cobrança em relação ao estudo formal, os alunos vivenciam um momento repleto de transformações físicas e emocionais, característicos da adolescência. Por isso, nessa fase, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável.

O currículo para essa faixa etária continua com o desenvolvimento emocional iniciado nas séries anteriores e o complementa com base em seis habilidades pessoais e interpessoais: perseverança, criatividade, pensamento crítico, proatividade, comunicação, e colaboração.

Class Without Walls

viagem pedagógica

É papel da Escola trabalhar questões que existem para além dos seus muros. Além do lado acadêmico, estudos mostram que as relações sociais e o engajamento das crianças aumentam exponencialmente em viagens fora do ambiente escolar.

Por isso, uma vez por ano, temos uma semana de CWW (Class Without Walls), em que os alunos têm a opção de fazer uma viagem pedagógica. Além da criação de momentos e memórias inesquecíveis para as crianças, o CWW permite o desenvolvimento de importantes habilidades de autonomia, organização e colaboração.