Voltar

Sabemos que conhecimentos acadêmicos, isoladamente, não são suficientes para alcançar sucesso na vida. É preciso muito mais. Por isso, adotamos o LIV (Laboratório de Inteligência de Vida) como nosso currículo de desenvolvimento socioemocional. Na Escola Eleva Botafogo, ele está em todos os segmentos:

Na Educação Infantil ajudamos as crianças a nomearem e reconhecerem suas emoções. Inspirados na teoria do psicólogo americano Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais, trabalhamos com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva, e adicionamos o amor, que acreditamos ser fundamental quando pensamos no vínculo familiar.

As crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias desenvolvidas pela autora Mirna Portella e ilustradas pelo premiado Laurent Cardon.

Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre caminho para as conversas, deixando as crianças mais à vontade para compartilharem suas experiências. Também trabalhamos com músicas compostas pela cantora Maíra Martins, que conectam as emoções com os mais diversos ritmos musicais, por meio de canções como: “Valsa da Tristeza”, “Axé do Amor”, “Baião da Raiva”, dentre outros.

O LIV não se restringe ao espaço da escola. Os alunos dão continuidade ao processo de autoconhecimento em casa, junto a seus responsáveis, com o auxílio de um material pensado especificamente para eles. Dessa maneira, transbordamos o aprendizado para todos os âmbitos da vida das crianças, potencializando seu desenvolvimento integral.

No Fundamental I, a inteligência emocional continua sendo nosso foco. Trabalhamos quatro importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais. Nesse momento, diversificamos a abordagem, pois entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como ciúme, frustração, animação e arrependimento.

Esse trabalho é realizado por meio de livros exclusivos, criados em parceria com a autora Blandina Franco e o ilustrador Carlos Lollo, ganhadores do Prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivem situações que se aproximam das dos alunos, ajudando-os a refletir sobre cada experiência.

Além disso, com os responsáveis, trabalhamos o livro “Tenho monstros na barriga”, da autora Tonia Casarin, que possibilita um espaço de discussão sobre os sentimentos em casa.

O LIV – Laboratório de Inteligência é nosso currículo de desenvolvimento socioemocional

Na Educação Infantil, ajudamos as crianças a nomearem e reconhecerem suas emoções

No Fundamental I, trabalhamos quatro importantes pilares: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais