Voltar

Compreensão – Período da Construção Simbólica

CAPACIDADE VERBAL
Desenvolvimento da Linguagem.
Mais do que familiaridade com palavras, é nessa etapa que nos apropriamos do mundo da escrita, construindo significados e sistemas simbólicos, lendo, escrevendo, criando e imaginando.

OPERAÇÕES MENTAIS
É nessa etapa que a criança ganha conforto e fluência numérica para aplicar a Matemática ao mundo à sua volta, uma vez que emerge a capacidade de estabelecer relações e interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas com ações.

SOCIALIZAÇÃO
Espera-se que a criança comece a desenvolver a consciência do coletivo, aprenda a se colocar no lugar do outro, interprete seus sentimentos e os dos outros ao seu redor, exercitando a troca e a colaboração.

CAPITAL CULTURAL
Capital cultural é resultado da capacidade da criança de conhecer e conectar diversos contextos e culturas, formando seu próprio repertório cultural. Engloba visitar museus, saber sobre esportes, apreciar as artes, os costumes e valores de pessoas e povos diferentes.

AUTONOMIA
Para conseguir fazer boas escolhas no futuro, é importante incentivar a criança a desenvolver um senso de autonomia, deixando-a tomar pequenas decisões e participar da construção do seu aprendizado.

Currículo

Tradicional
Matemática
Português (incluindo Oficinas de Redação e de Leitura)
Redação
História do Brasil
Geografia do Brasil
Educação Física
Inglês

International Primary Curriculum (IPC)
História Mundial
Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Ciências Naturais

LIV – Laboratório de Inteligência de Vida
Habilidades de Vida
Makerspace
Artes Visuais
Música

Cidadania Global
Cidadania Global

Outras
Oficina de Leitura
Estudo dirigido
Programação (4º e 5º anos)

É nessa etapa que a criança se apropria do mundo da escrita, ganha conforto e fluência numérica, começa a desenvolver consciência de coletivo, a formar seu capital cultural e a ganhar autonomia