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Desenvolvemos o currículo de Creative Technology na Escola Eleva com o objetivo de desenvolver em nossos alunos um repertório de habilidades e conhecimentos em tecnologia, engenharia, design de produto, ciência da computação e criatividade.

Os objetivos de aprendizagem são definidos com base nos princípios e padrões do ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação) e se articulam em torno de quatro eixos temáticos que podem ser trabalhados de forma separada ou em conjunto: Media, Maker, Coding e Digital Literacy.

Media
Nas aulas de Media, os alunos são levados a entender a força das imagens, dos vídeos e das narrativas audiovisuais e aprendem a manipular, editar e montar essas mídias. Elas acontecem predominantemente no Media Lab, onde temos variedade de recursos como drones, câmeras e outros equipamentos disponíveis, mas também em outros espaços, como o estúdio de gravação.

Maker – Product Design
No Maker, os alunos trabalham na construção de produtos e soluções digitais e manuais para resolver problemas reais. As aulas acontecem no Maker Space e em outros espaços da escola, onde estão disponíveis materiais de marcenaria e moldagem com resina, para que eles possam prototipar e desenvolver suas ideias com as próprias mãos, além de impressoras 3D, máquinas de corte a laser, componentes eletrônicos, dentre outras ferramentas.

Coding – Computational Thinking
Sabemos que as tecnologias e as linguagens de programação caem em desuso relativamente rápido, contudo, seus princípios não. Por isso, nas aulas de Coding, os alunos têm contato com diversas linguagens de programação mas não com o objetivo de profissionalizá-los em uma linguagem específica e sim com o de desenvolver um pensamento programático que os permita elaborar algoritmos, desde os mais simples até os mais complexos, para os mais variados propósitos.

Digital Literacy
Os “nativos digitais” internalizaram o uso dos ambientes digitais, porém estes trazem ao indivíduo uma série de desafios no que diz respeito a sua relação com os outros e também em relação a si próprio. É importante que os alunos sejam capazes de avaliar conscientemente os riscos e as oportunidades em um espaço que muitas vezes deixa rastros duradouros. É aqui que abordamos questões de cidadania digital, de comportamentos adequados em ambientes digitais e dos perigos dos espaços digitais.

Metodologia
Nas aulas de Creative Technology, adotamos a metodologia baseada em projetos, que também é uma metodologia ativa. Nela, os estudantes partem de uma pergunta norteadora, que os leva a identificar problemas que afetam suas vidas e o seu entorno. Ao longo do projeto, os alunos vão adquirindo novas habilidades e conhecimentos enquanto resolvem esse problema.

Nosso objetivo é que eles possam aprender a se comunicar com clareza de maneira criativa.

Neste eixo, os alunos aprendem a prototipar e desenvolver seu projeto de forma colaborativa, utilizando os processos típicos do Design Thinking.