Voltar
  • Fale conosco
  • Portal do aluno

Método
O método de alfabetização da Escola Eleva foi construído a partir de grandes referências teóricas da educação como Emília Ferreiro e Magda Soares, e balizado por estudos da neurociência acerca do desenvolvimento do cérebro.

Nesse sentido, não nos atemos a um único método. Sabemos que a consciência fonológica, associada ao método fônico, tem grande importância no entendimento de um elemento-chave da escrita: a identificação das relações entre fonemas e grafemas. Nessa etapa, é feita a tradução da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita e, gradualmente, são desenvolvidas as habilidades específicas de codificação e decodificação da língua escrita. Contudo, é essencial que essa aprendizagem se dê em um contexto de imersão na cultura escrita, associada ao método global, que promove a ampliação do repertório cultural e estimula a criança a descobrir o prazer e aprimorar suas competências de leitura e escrita.

Acreditamos que esses aspectos devem estar sempre associados e equilibrados na aprendizagem das crianças para que possamos formar leitores ávidos e escritores competentes.

Biletramento e Alfabetização em Inglês
A Escola Eleva é uma escola brasileira bilíngue. Nossa proposta é formar alunos com proficiência na língua inglesa, que sejam capazes de compreender e produzir em inglês em nível acadêmico e social. Para que isso seja possível, a escola promove o biletramento dos alunos, ou seja, o letramento das crianças simultaneamente em português e em inglês.

O letramento ocorre simultaneamente nas duas línguas, com os mesmos princípios metodológicos, mas respeitando tempo de construção de repertório e as particularidades de cada língua. Para nos guiar no letramento em Inglês, fazemos uso do programa desenvolvido pela Professora Lucy Calkins, da Columbia University, o Reader’s and Writer’s Workshop.

O programa americano foi adotado na Escola Eleva por combinar o desenvolvimento gradual da competência escrita com o estímulo à paixão pela leitura e escrita na língua inglesa. Ele utiliza livros de literatura infantil para desenvolver as capacidades de leitores e escritores em nossos alunos, assim como fazemos em português.

“Alfabetização é uma chave que abre o mundo das palavras, não mais um mundo narrado pelos outros, mas o mundo da sua narrativa pessoal com as palavras que você aprende a desvendar.”
Isabella Sá