Proposta Pedagógica

Um dos maiores desafios da educação contemporânea é preparar os jovens para a realidade de um mundo cada vez mais globalizado, criativo, dinâmico, móvel e tecnológico, onde as inovações transformam a maneira como as informações são apresentadas, vivenciadas, experimentadas e apreendidas.

 

Criamos dentro da Escola Eleva um ecossistema voltado para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e criatividade, o que vai muito além de proporcionar aos alunos equipamentos de última geração.

 

Temos um ambiente constituído por espaços criativos, profissionais qualificados e empáticos, onde é possível, por meio de uma visão holística, trabalhar questões reais sobre interação social com um olhar focado no ser humano.

 

Nesse sentido, nos inspiramos nas melhores práticas tecnológicas e educacionais que vêm sendo utilizadas com sucesso em todo o mundo e incorporamos o Makerspace e o MediaLab como novos locais de aprendizagem, mais vivos e orgânicos, onde é possível unir o aprender e o experimentar.

 

Esses espaços criativos, normalmente citados como lugares de aprendizagem com a “mão na massa”, são ambientes com ferramentas, equipamentos e diversos materiais para prototipar ideias.

 

Nosso objetivo é proporcionar uma margem para experimentação com maior liberdade para o jovem, fomentando sua criatividade e saberes particulares, ao mesmo tempo em que o torna corresponsável pelos projetos em desenvolvimento e seu resultado. Na Escola Eleva, o aluno se torna agente da sua própria transformação.

 

Nossos alunos constroem seu conhecimento por meio da experiência e da reflexão, e passam a ter o controle de seu próprio aprendizado. Os momentos de aprendizagem acontecem via currículo, com aulas regulares, mas também de forma autônoma, em períodos em que o estudante escolhe estar no local, desenvolvendo ideias e projetos.

 

Através da aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning), eles desenvolvem a capacidade de trabalhar em equipe, entendem o significado da resiliência, aprendem a identificar oportunidades e a resolver problemas para contribuir para a sociedade, tornando-se, assim, cidadãos globais.