Artes visuais, música e teatro

No projeto pedagógico Eleva, as Artes abarcam três disciplinas correlacionadas: Artes Visuais, Música e Teatro. Vemos as Artes como caminhos que auxiliam o aluno a enxergar e experimentar o mundo que o cerca; permitem maneiras alternativas para ele expressar o que sente e pensa sobre esse mundo e, por fim, expandem a sensibilidade do indivíduo, sua inserção na sociedade e um olhar crítico e sensível sobre ela. Por esse motivo, pensamos em Artes como uma oportunidade para desenvolver habilidades sociais, emocionais e afetivas de cada um, com uma estrutura curricular que dialoga fortemente com os currículos de Habilidades de Vida e com os eixos temáticos de Cidadania Global.

ARTES VISUAIS

 

O currículo de Artes Visuais é totalmente integrado aos conteúdos, temas e etapas da aprendizagem dos alunos em cada ano. Elaborado em conjunto como o Coletivo Camará, equipe que liderava Arte Educação na Casa Daros, Buscamos o aprofundamento das linguagens clássicas, como o desenho, a pintura, a escultura e a fotografia, para enxergá-las com amplitude, como descobertas e espaços de reformulações constantes, abordando suas especificidades para, então, expandi-las.

TEATRO

 

O currículo de Teatro visa a ampliar o espectro de expressão do aluno, auxiliando na construção de habilidades de comunicação, por meio do corpo, voz e movimento. Exploramos a capacidade de projeção dos alunos que, à medida que incorporam personagens, entendem mais a si próprios e desenvolvem empatia pelo que é diferente de si. Outros aspectos importantes são a articulação verbal, pronúncia, entonação e clareza, construindo o arcabouço para um indivíduo que domine a habilidade de comunicação e saiba usá-la a seu favor, ajustando conteúdo e forma a diferentes situações e plateias.

MÚSICA

 

A Escola Eleva entende música como uma forma comunicativa e artística de expressão que detém valor em si, além de contribuir para o desenvolvimento individual e social dos alunos. Nosso ensino será feito por meio de práticas que objetivam formar indivíduos aptos a produzir música em suas diversas esferas e a trazer essa musicalidade para seus pares, suas famílias e comunidades. Além disso, contamos com atividades culturais e visitas musicais, que culminam em apresentações semestrais, definidas em conjunto entre a escola e seus alunos. Nosso currículo busca trabalhar não só a técnica musical, como também a expressão, a corporeidade, a criatividade, a atenção focada e a sensibilidade – fatores fundamentais para o desenvolvimento e aprendizado em todas as áreas de conhecimento.