Avaliação

Para a Escola Eleva, a avaliação é parte essencial do processo de aprendizagem. É pelos instrumentos de avaliação que o aluno vai percebendo como seu aprendizado acontece, o que está bem construído, o que precisa ser retomado ou até aprimorado. Para o educador, a avaliação permite reconhecer a efetividade de suas ações pedagógicas e as mudanças e intervenções necessárias para auxiliar  o aluno em seu percurso de aprendizagem.

Assim, os instrumentos avaliativos acompanharão o desenvolvimento das unidades curriculares, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor e tendo como princípio que os aspectos qualitativos irão se sobrepor aos quantitativos.

 

Sistemas de avaliação

1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO

Trabalhamos com quatro tipos de avaliação permanentes:

Avaliação do que já foi aprendido (diagnóstica)
base para o professor planejar seus cursos. A ela não se atribuem valores, por isso não entra na média bimestral do aluno.

Avaliação para aprendizagem (formativa)atividades formais e informais realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada estudante. Ela não faz parte do cômputo da nota bimestral, mas somente tendo realizado todas as avaliações formativas é que o aluno terá direito a refazer a somativa do período.

Avaliação da Aprendizagem (somativa)
avaliações formais (apresentações orais, trabalhos feitos em casa e na escola, pesquisas sobre temas, provas, testes, testes online) ao final do processo de ensino, que aferem quanto o aluno se apropriou do conhecimento durante um período determinado.

2. AVALIAÇÃO ATITUDINAL

Resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de deveres e trabalhos, hábitos de estudo – essas habilidades e atitudes são observadas a partir de critérios pré-definidos e estabelecidos com os alunos. Os professores irão observar e registrar a atitude e o desempenho do aluno e isso será compartilhado com aluno, pais e responsáveis.